CERIMÔNIA DE OFERENDA TRADICIONAL PARA MÃE TERRA / OUTUBRO DE 2014- BRASIL

Tayta Martin Paucar Ccapa, Comunidade Tantaña, 
Nacion Q'ero 



"A mãe que cresceu evocar dar à luz e cuidar de vida também tem um palco receber ligações para ela e esperar"



Nas palavras de um aprendiz da tradição de oração para Pachamama da cultura andina, sabemos que:

"Aqui nos Andes, temos uma cerimônia de oferenda à Terra. Alguns o chaman de pagamento. Mas chamamos oferenda ou simplesmente reciprocidade "Ayni" com nossa mãe terra, que nos dá a vida. Isso também irá dar-nos força para continuar a gerar vida. Nesta oferenda rezamos para a saúde da pessoa ou pessoas que o solicitem. Muitas vezes oramos para o trabalho, para a prosperidade, bem como para a proteção. Na nossa cosmo-visão andina, tudo ao redor nós está vivo e as veces aparecem certos desequilíbrios, muitas vezes ocorrem em nossas vidas, uma maneira de harmonizar e equilibrar esta cerimônia sagrada. Para fazer isso, se reza a folha de Kuka (Coca) que a Mãe Terra nos dá. Também se ofertam outros elementos como doces, lã colorida, mirra, incenso, gordura lhama e uma variedade de alimentos e ervas também são usadas. Aqueles adquiridos no mercado, eles chamam isso de “ALCANZO”. Mas você precisa saber preparar, porque nem tudo que voce compra é usado. Cada elemento tem seu significado e sua razão de ser.



"Estas ofertas para que as pessoas iniciadas que são chamadas PAQOS ou curandeiros dos Andes. É uma sabedoria muito antiga e os nossos irmãos nas comunidades mais remotas ter sabido o que a custódia. Agora eles compartilham conosco. Nas Oferendas se canta, realizam orações, dança, chora; você vive... ".

"De acordo coma cosmo visão andina,se ofertam elementos ritualísticos pra nossos avós Apus, montanhas sagradas consideradas por nossos avós, a Wak'as, os wamanis, os Aukis as Qochas, a mesma Pachamama, a Pachakamaq e todos os seres sagrados com quem vivemos. As oferendas são diferentes e as mesas são preparadas de acordo com a necessidades dos pedintes. Alguns pedem para a casa, alguns para o trabalho e outros para para o negócio. Pachamama recebe seus rituais na casa das pessoas que pedem, mas também podem ser realizadaos em grandes montes de pedras ou localizados em diferentes alturas próximas aos locais dos Andes ".



Cerimonia de Oferenda, organizada por Centro Yachak no Chile, Janeiro de 2008

DESCRIÇÃO DA CERIMÓNIA 

Esta é uma cerimônia profunda que exige que a pessoa interessada esteja disponível o tempo todo para ser plenamente envolvidos no mesmo, sem distrações, com muito respeito e dedicação. No total, a cerimônia tem de 3 a cerca de 4 horas, de preferência ocorre em sua própria casa do interessado para que fiquem as energias positivas que têm sido levantadas em seres que convivem no dia a dia. No final desta oferenda sagrada é dada à Pachamama e acende um fogo, que pode ser feito ou não no lugar de oração, ele foi acompanhado por orações e músicas até que todo o alimento do amor e das boas intenções é recebido pela terra . O ideal é que a pessoa pede esteja com sua família, amigos ou grupo de trabalho (que dão uma contribuição voluntaria da contribuição dos interessados) desta maneira todos colocam sua energia para o pedinte e concentra-se nos propósitos que vão sendo apresentados que possam surgir. Os benefícios são muitos e muito importante, é uma grande ajuda para ter a oportunidade de compartilhar com uma longa tradição no nosso dia e realidades em que vivemos, nós sinceramente convidá-lo para participar da cerimônia, para receber e entregar a vida este presente.

Texto:Bacilio Zea Sanchez







AYLLU MASIKUNAPAQ!!

No hay comentarios: